Árbitro muda decisão sobre pênalti de Neymar em Reinaldo após revisão do VAR
Revisão do lance alterou julgamento do árbitro no empate entre Santos e Mirassol
Em um jogo tenso na Vila Belmiro, Santos e Mirassol ficaram no 1 a 1 na última quarta-feira (19), pela Série A do Campeonato Brasileiro. Neymar abriu o placar para o Peixe, mas o próprio camisa 10 acabou comprometendo seu time ao cometer um pênalti em Reinaldo, que empatou a partida após converter a cobrança.
O lance da penalidade ocorreu no segundo tempo, e inicialmente o árbitro Matheus Delgado Candançan não assinalou a infração. Em comunicação com a cabine do VAR, comandada por Rodrigo D'Alonso Ferreira, o juiz comentou que o contato de Neymar foi “muito mínimo”, dizendo que o craque "dá tipo uma letra na bola" e que havia apenas um toque leve no pé do adversário, sem intenção clara, e que o jogador sentiu o contato e se afastou do corpo.
Porém, após o árbitro responsável pela revisão analisar as imagens, ele sugeriu que o juiz voltasse ao monitor para reavaliar o lance. Com a nova visão, Matheus Delgado mudou sua decisão inicial, reconhecendo que Neymar de fato deu um chute na perna de Reinaldo ao tentar a jogada, caracterizando o pênalti e marcando a penalidade. Ele optou por não aplicar cartão ao jogador do Santos.
Com este resultado, o Santos permanece na 16ª posição, somando 37 pontos, apenas um ponto à frente do Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Já o Mirassol ocupa a 4ª colocação, com 60 pontos, caminhando firme para assegurar uma vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.
Abaixo, o trecho do diálogo entre árbitro e VAR que define a marcação:
ÁRBITRO: “D'Alonso, quando ele tira tem um contato muito mínimo. Ele dá tipo uma letra na bola, tem um contatozinho no pé dele muito mínimo. Ele sente e larga o corpo.”
VAR: “Segura que eu estou checando a disputa.”
VAR: “Matheus, eu recomendo revisão para possível penal.”
VAR: “Quem joga é o Reinaldo e o Neymar chuta a perna dele.”
ÁRBITRO: “Ok, para mim está claro. Quem joga é o Reinaldo e tem um chute na perna. [O Neymar] erra o bote e chuta a perna. Vou voltar com a decisão de pênalti e sem cartão.”
O Santos agora se prepara para enfrentar o Internacional, fora de casa, no próximo dia 24, enquanto o Mirassol enfrentará o Ceará em casa no mesmo dia.
Fonte: Cartão Azul Oficial
0 Comments